Powered By Blogger

الجمعة، 11 نوفمبر 2011

O status da mulher no Islam - port





O status da mulher no Islam1. Aspect espiritualO Alcorão fornece clara evidência de que a mulher está completamente igualada com o homem aos olhos de Deus em termos de seus direitos e responsabilidades. O Alcorão diz: "Cada pessoa é uma promessa para o que ele ganhou" (Alcorão 74:38). Ele também afirma: ". ... Então, seu Senhor aceitou deles (a sua súplica e respondeu-lhes):" Nunca vou deixar que se perca o trabalho de qualquer um de vocês, seja ele macho ou fêmea Está (membros) um do outro ... "(Alcorão 3:195).
"Quem trabalha a justiça --- seja homem ou mulher --- enquanto ele (ou ela) é um crente verdadeiro (do Monoteísmo Islâmico), na verdade, para ele Vamos dar uma boa vida (neste mundo com prestação contentamento, respeito e legais ), e lhe pagar-lhes, certamente, uma recompensa na proporção melhor do que eles costumavam fazer (ie Paraíso na Outra Vida) "(Alcorão 16:97).
Mulher de acordo com o Alcorão não é culpado por primeiro erro de Adão. Ambos foram conjuntamente errado em sua desobediência a Deus, ambos se arrependeram, e ambos foram perdoados. (Alcorão 2:36, 7:20-24). Em um verso de fato (20:121), Adam especificamente, foi responsabilizado.
Em termos de obrigações religiosas, como as orações diárias, o jejum, zakat, e peregrinação, a mulher não é diferente de homem. Em alguns casos, de fato, a mulher tem certas vantagens sobre o homem. Por exemplo, a mulher está isenta das orações diárias e do jejum durante o seu período menstrual e 40 dias após o parto. Ela é também isenta de jejuar durante a sua gravidez e quando ela estiver amamentando seu bebê, se houver qualquer ameaça à sua saúde ou do bebê. Se o jejum perdido é obrigatório (durante o mês de Ramadan), ela pode compensar o dia perdido sempre que pode. Ela não tem para compensar as orações perdidas para qualquer um dos motivos acima. Embora as mulheres podem, e conseguiram entrar na mesquita durante os dias do profeta e, posteriormente, seu comparecimento à congregação as orações da sexta é opcional para elas enquanto é obrigatória para os homens.
Este é claramente um toque macio dos ensinamentos islâmicos porque são atenciosos com o fato de que uma mulher pode ser amamentando seu bebê ou cuidando dele, e, portanto, pode ser incapaz de sair para a mesquita no momento das orações. Eles também levam em conta as mudanças fisiológicas e psicológicas associadas com ela functions.This naturais do sexo feminino é claramente um toque macio dos ensinamentos islâmicos porque são atenciosos com o fato de que uma mulher pode ser amamentando seu bebê ou cuidando dele, e assim pode ser incapaz de sair para a mesquita no momento das orações.


2. O aspecto social

a) Como uma criança e um adolescente

Apesar da aceitação social do infanticídio feminino entre algumas tribos árabes, o Alcorão proibiu esse costume, e considerou um crime como qualquer outro assassinato.
"E quando o sexo feminino (infantil) enterrada viva (como os árabes pagãos costumavam fazer) é questionada: Por que o pecado, ela foi morta?" (Alcorão 81:8-9).
Criticando as atitudes desses pais que rejeitam seus filhos do sexo feminino, o Alcorão afirma: "Quando a notícia é trazida para um deles, (o nascimento de) uma fêmea (filho), o seu semblante, e ele está cheio de tristeza para dentro ! Com a vergonha que ele esconder-se do seu povo por causa da nova ruim que ele teve! Ele deve manter a sua em (sofrimento) e do desprezo, ou enterrá-la no pó? Ah! O que é um mal (escolha) decidam sobre? "(Alcorão 16:58-59).
Longe de salvar a vida da menina para que ela possa mais tarde sofrem a injustiça ea desigualdade, o Islã requer tratamento bondoso e justo para ela. Entre os ditos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) a este respeito são as seguintes: "Quem tem uma filha e ele não enterrá-la viva, não insultá-la, e não favor de seu filho sobre ela, Deus vai entrar-lhe no Paraíso "(Ibn Hanbal, No.1957).
"O direito das mulheres a procurar o conhecimento não é diferente da dos homens. Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: Buscando o conhecimento é obrigatório para todo muçulmano "(Al-Bayhaqi).




b) Como a mulher

O Alcorão indica claramente que o casamento é a partilha entre as duas metades da sociedade, e que os seus objectivos, ao lado de perpetuar a vida humana, são bem-estar emocional ea harmonia espiritual. Suas bases são o amor ea misericórdia.
Entre os versos mais impressionantes do Alcorão sobre o casamento é o seguinte: "E entre Seus sinais está o que Ele criou para si mulheres de entre vós, que você pode encontrar repouso neles, e Ele colocou entre você e afeto misericórdia. Em verdade, em que são sinais para um povo que refletem "(Alcorão 30:21).
De acordo com a Lei Islâmica, as mulheres não pode ser forçado a casar com ninguém sem seu consentimento.
"Ibn Abbas informou que uma menina veio ao mensageiro de Deus, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele), e ela informou que ele tinha pai a forçou a se casar sem o consentimento dela. O Mensageiro de Deus lhe deu a escolha ... (entre aceitar o casamento ou invalidar-lo) "(Ibn Hanbal No. 2469). Em outra versão, "a menina disse: Na verdade eu aceitar esse casamento, mas eu queria que as mulheres sabem que os pais não têm o direito (a força de um marido sobre eles)" (Ibn Maja, No.1873).
Além de todas as outras disposições para a sua proteção no momento do casamento, foi especificamente decretado que a mulher tem o pleno direito de sua Mahr, um presente de casamento, que é apresentado a ela por seu marido e está incluído no contrato nupcial, e que tais propriedade não transfere para seu pai ou marido. O conceito de Mahr no Islã não é nem preço de um real ou simbólica para a mulher, como foi o caso em certas culturas, mas sim é um presente simbolizando amor e afeição.
As regras da vida de casado no Islam são claras e em harmonia com a natureza humana ereta. Tendo em consideração o fisiológicos e psicológicos make-up de homem e mulher, ambos têm direitos iguais e reivindicações sobre o outro, exceto por uma responsabilidade, a de liderança. Este é um assunto que é natural em qualquer vida coletiva e que é consistente com a natureza do homem.
O Alcorão diz: "E elas (as mulheres) têm direitos semelhantes aos (dos homens) sobre eles, e os homens estão um grau acima deles" (Alcorão 2:228).
Um tal grau é Quiwama (manutenção e proteção). Isto refere-se a essa diferença natural entre os sexos, que intitula o sexo fraco à proteção. Não implica superioridade ou vantagem perante a lei. No entanto, o papel do homem de liderança em relação à sua família não significa ditadura do marido sobre sua esposa. Islam enfatiza a importância de tomar conselho e acordo mútuo nas decisões familiares. Os cincos Alcorão nos um exemplo: ". . . Se eles (esposa, marido) desejo de desmamar a criança por mútuo; consulta consentimento e (depois), não há culpa sobre eles. . . "(Alcorão 2:233).
Para além dos seus direitos básicos, como a mulher vem do direito que é enfatizado pelo Alcorão e é fortemente recomendado pelo Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele); tratamento amável e companheirismo.
O Alcorão diz: ". . . Mas conviver com eles em bondade, pois se você odiá-los, pode acontecer que você odeia uma coisa em que Deus tem colocado muito bom "(Alcorão 4:19).
Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: "O melhor dentre vós é o melhor para sua família e eu sou o melhor dentre vós para a minha família".
"Os crentes mais perfeitos são os melhores na conduta e melhor de você são aqueles que são os melhores para suas esposas" (Ibn Hanbal, No.7396).
Eis que, muitas mulheres vieram as esposas de Maomé reclamando contra os seus maridos (porque vencê-los) - - aqueles (maridos) não são o melhor de você.
Como direito da mulher decidir sobre seu casamento é reconhecido, assim também o seu direito de buscar um fim para um casamento mal sucedido é reconhecido. Prever a estabilidade da família, no entanto, e de forma a protegê-lo de decisões precipitadas sob estresse emocional temporária, certos passos e períodos de espera devem ser observados por homens e mulheres que procuram o divórcio. Considerando a natureza relativamente mais emocional das mulheres, um bom motivo para pedir o divórcio deve ser levado perante o juiz.
Mais especificamente, alguns aspectos da lei islâmica sobre casamento e divórcio são interessantes e são dignas de tratamento diferenciado
Quando a continuação da relação de casamento é impossível, por qualquer motivo, os homens ainda são ensinados a procurar final gracioso para ele.
O Alcorão diz sobre esses casos: "Quando vocês, mulheres, divórcio, e chegarem ao seu termo prescrito, então retê-los com bondade e manter-los não por lesão, para que você transgredir (os limites)" (Alcorão 2:231) . (Veja também Alcorão 2:229 e 33:49).


c) Como uma mãe

Islam considerada bondade para com os pais ao lado do culto a Deus.
"E recomendamos ao homem (a comida) aos seus pais: Sua mãe carrega ele em dores e dores ..." (Alcorão 31:14). (Veja também Alcorão 46:15, 29:8).
Além disso, o Alcorão tem uma recomendação especial para o bom tratamento das mães: "O Senhor decretou que não adoreis ninguém, exceto Ele, e que você seja gentil com seus pais. . . "(Alcorão 17:23).
Um homem veio ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) perguntando: "Ó Mensageiro de Deus, que entre as pessoas é o mais digno da minha boa companhia? O Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse, sua mãe. O homem disse então que outra coisa: O Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: Sua mãe. O homem disse então quem mais? O Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele), sua mãe. O homem perguntou, então, quem mais? Só então o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) dizer, seu pai "(Al-Bukhari e Muslim).
Um famoso ditado do Profeta é "O Paraíso é aos pés das mães" (In al'Nisa'I, Ibn-Majah, Ahmad).
"É generoso (em caráter), que é bom para as mulheres, e é o ímpio que insulta-los".


3. O aspecto econômico

Islam decretou um direito de que a mulher foi privada, tanto antes e depois que o Islã (mesmo tão tarde quanto neste século), o direito de propriedade independente. De acordo com a Lei Islâmica, o direito da mulher ao seu dinheiro, imóveis ou outras propriedades é plenamente reconhecida. Este direito sofre nenhuma mudança se ela é solteira ou casada. Ela mantém seu pleno direito de comprar, vender, hipotecar ou arrendar qualquer ou todas as suas propriedades. É sugerido nada na Lei que uma mulher for menor de idade, simplesmente porque ela é uma fêmea. É também digno de nota que tal direito se aplica a suas propriedades antes do casamento, bem como para adquirir o que ela lá depois.
No que respeita ao direito da mulher de procurar emprego deve ser declarado primeiro que o Islã considera seu papel na sociedade como uma mãe e uma esposa como a mais sagrada e essencial. Nem empregadas nem babás podem, eventualmente, tomar o lugar da mãe como o educador de uma criança na posição vertical, sem complexos, e cuidadosamente criados. Um papel tão nobre e vital, que em grande parte molda o futuro das nações, não pode ser considerada como "ociosidade".
No entanto, não há nenhum decreto no Islã que proíbe a mulher de procurar emprego sempre que houver uma necessidade para isso, especialmente em posições que se encaixam a sua natureza e em que a sociedade precisa mais dela. Exemplos destas profissões são de enfermagem, ensino (especialmente para as crianças), e medicina. Além disso, não há nenhuma restrição à beneficiando de excepcional talento da mulher em qualquer campo. Além disso, o Islã restaurada à mulher o direito de herança, depois de ela própria era um objeto de herança em algumas culturas. Sua ação é completamente dela e ninguém pode fazer qualquer reclamação sobre ele, incluindo seu pai e seu marido.
"Até os homens (da família) pertence uma parte daquilo que os pais e parentes próximos deixaram, e até as mulheres uma parte daquilo que os pais e parentes próximos deixaram, seja ele um pouco ou muito - compartilham uma determinada" (Alcorão 4 : 7).
Sua parte na maioria dos casos é compartilhar um metade do homem que é, sem implicação de que ela vale metade de um homem! Ao que parece grosseiramente inconsistente após a esmagadora evidência do tratamento equitativo da mulher no Islã, que foi discutido nas páginas anteriores, para fazer tal inferência. Esta variação nos direitos de herança só é consistente com as variações nas responsabilidades financeiras do homem e da mulher de acordo com a Lei Islâmica. Homem no Islam é totalmente responsável pela manutenção de sua esposa, seus filhos, e em alguns casos, de seus parentes necessitados, especialmente os do sexo feminino. Esta responsabilidade não é nem renunciado, nem reduzida por causa da riqueza de sua mulher ou por causa de seu acesso a toda a renda pessoal adquirida com trabalho, renda, lucro, ou qualquer outro meio legal.
Mulher, por outro lado, é muito mais seguro financeiramente e é muito menos sobrecarregados com quaisquer reclamações sobre suas posses. Seus pertences antes do casamento não são transferidas para o marido e ela ainda mantém seu nome de solteira. Ela não tem obrigação de gastar com sua família para fora de tais propriedades ou fora de sua renda após o casamento. Ela tem direito ao "Mahr", que ela toma de seu marido no momento do casamento.
Um exame do direito sucessório dentro do quadro global da lei islâmica, revela a justiça não só mas também uma abundância de compaixão pela mulher


4. O aspecto político

Qualquer investigação justa dos ensinamentos do Islã ou na história da civilização islâmica certamente vai encontrar uma clara evidência da igualdade da mulher com o homem no que chamamos hoje "direitos políticos".
Tanto no Alcorão e na história islâmica encontramos exemplos de mulheres que participaram de discussões sérias e argumentou, mesmo com o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) mesmo, (ver Alcorão 58:1-4 e 60 :10-12).
Durante o califado de Omar Ibn al-Khattab, uma mulher discutiu com ele na mesquita, provou seu ponto, e levou-o a declarar na presença do povo: "A mulher é direita e Omar está errado".
Embora não seja mencionado no Alcorão, um hadith do Profeta é interpretado para fazer mulher inelegível para o cargo de chefe de Estado. O hadith referido é traduzido aproximadamente: "Um povo não vai prosperar se deixar uma mulher ser seu líder." Esta limitação, no entanto, não tem nada a ver com a dignidade da mulher ou com os seus direitos. É sim, relacionadas com as diferenças naturais no biológicos e psicológicos make-up de homens e mulheres.
De acordo com o Islã, o chefe de Estado não é mera figura decorativa. Ele leva as pessoas nas suas orações, especialmente às sextas-feiras e festas, ele é continuamente envolvidos no processo de tomada de decisões relativas à segurança e ao bem-estar de seu povo. Esta posição exige, ou qualquer outro similar, como o Comandante do Exército, geralmente é incompatível com os fisiológicos e psicológicos make-up da mulher em geral. É um fato médico que durante os seus períodos mensais e durante a gravidez, as mulheres sofrem várias alterações fisiológicas e psicológicas. Tais mudanças podem ocorrer durante uma situação de emergência, afetando a sua decisão, sem considerar a tensão excessiva que é produzido. Além disso, algumas decisões requerem um máximo de racionalidade e um mínimo de emocionalidade - uma exigência que não coincide com a natureza instintiva das mulheres.
Mesmo nos tempos modernos, e na maioria dos países desenvolvidos, é raro encontrar uma mulher na posição de um chefe de estado agir como mais do que uma figura de proa, um comandante mulher das forças armadas, ou mesmo um número proporcional de mulheres representantes nos parlamentos, ou órgãos similares. Um não pode atribuir isso ao atraso de várias nações ou de qualquer limitação constitucional sobre direito da mulher a ser em tal posição como um chefe de estado ou como membro do parlamento. É mais lógico para explicar a situação atual em termos de diferenças naturais e indiscutível entre homem e mulher, uma diferença que não implica qualquer "supremacia" de um sobre o outro. A diferença implica em vez de "complementar" os papéis de ambos os sexos na vida






http://www.quran-islam.org/home_ 29.html% 28P1%
http://www.quranexplorer.com/Quran/Default.aspx
http://www.quranenglish.com/tafheem_quran/112.htm

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق